Histórico – 1º Período

Programa Mutação – Enfrentando o Futuro com Coragem

  • 1998 – África do Sul – Pós Apartheid – David Liknaitzky criou o programa “Enfrentando o Futuro com Coragem” para apoiar jovens negros carentes no resgate da autoestima para ingressar no mercado de trabalho
  • 1999 – Brasil – Maria Angélica Carneiro, em contato com David e o projeto da África do Sul, o programa foi daptado a nossa realidade com o objetivo de despertar no jovem o repertório de cidadania e protagonismo para construir seu lugar no mundo.
  • 1999 a 2004 – Brasil – Em 1999 nasce o Programa Mutação “Enfrentando o Futuro com Coragem” destinados a jovens desfavorecidos econômico e socialmente no Brasil. Foram conduzidas turmas nas comunidades de Parelheiros (2), Paraisópolis (4), Unidades da Febem SP (2) e Porto Alegre (1).

Resultados: 

Foram atendidos 200 jovens, sendo que:

  • 79,9% concluíram o curso
  • 49% tiveram uma atitude positiva de mudança:
    • Conseguiram emprego
    • Ingressaram em um curso profissionalizante
    • Iniciaram trabalhos comunitários
    • Retornaram aos estudos

 

Período de 2005 a 2011

Neste período o programa ficou em hibernação por parte do grupo fundador, mas teve desdobramentos: na Clínica Tobias com Gisele Garzieri, com jovens em tratamento por uso de drogas, e na Comunidade Monte Azul, sob a coordenação de Raquel Calcina, denominado “Enfrentando o Futuro com Coragem” voltado à ocupação do jovem com vida em comunidade.

Agradecimentos aos pioneiros do Programa Mutação

Agradecemos à David Liknaitzky e a Maria Angélica Carneiro por introduzir o Programa Mutação (como era denominado) no Brasil. Nosso reconhecimento ao Instituto EcoSocial, representado por sua rede de consultores e coaches, tutor técnico e financeiro desde 2011 do programa que passou a ser chamado de Muitação.

A seguir endossamos nossa gratidão a todos que se envolveram e fortaleceram o programa até os dias atuais.

O manual do programa Mutação foi elaborado com a ajuda da Rosa Prado, Raquel Calcina e Gisela Carrieri que trabalharam como facilitadoras e contribuíram com suas anotações, cada uma no seu estilo. A Raquel em especial, teve uma participação mais ativa e persistente, ajudou na estruturação dos textos, nas discussões dos conceitos, no resgate das experiências, nas correções até que tudo se encerrasse na forma e no acabamento final.
Somos também muito gratos a Cristina Yamagami, que voluntariamente nos ajudou na revisão dos textos e Marcelo Melo, ex-Editora Negócio, na formatação final.
Desde setembro de 2002, Andrew Píeres começou a participar do Mutação, primeiro voluntariamente e, a partir do ano seguinte, como presidente até a presente data, quando deveremos fazer a passagem para uma nova diretoria. O Andrew trouxe um novo estilo de gestão para o Mutação, com a ajuda das amigas Márcia e Lílian, que inicialmente transformaram o Mutação no modelo de gestão de projetos, fazendo do controle orçamentário e dos indicadores de resultados nossa linha mestra de atuação, incorporando, assim, um novo modelo bem mais profissional.
Nesse mesmo período, Beatriz Garcia uniu-se ao grupo voluntariamente na implementação de relatórios estruturados de resultados, assim como desenvolveu o conteúdo do site ainda vigente.
Criou e estruturou um banco de dados das informações de cada participante, alimentados pela ficha de seleção, que nos permitia detectar quem são os jovens com quem trabalhamos, sua constelação familiar e o meio em que vivem. O nosso site, MUTAÇÃO, foi desenvolvido pró-bono pela WEBSOLUÇÕES, que mais tarde também participou dos programas em Parelheiros realizando uma oficina de inclusão digital.
Agradecemos também a F3 Publicidade, que fez o nosso folder, a Márcia Cristina Machado, que também assumiu a diretoria do Mutação e trouxe a parceria com a Gelre para a oficina do módulo procurar emprego, além de patrocinar o material didático dos programas de Paraisópolis e Parelheiros. Marco Souza Aranha nos ajudou atuando como coach dos jovens no Grupo de Apoio de todas as turmas de Paraisópolis.
Andrew, como presidente do Mutação, além da gestão estratégica, assumiu o controle dos trabalhos de contabilidade – balanços e balancetes, bem como os aspectos jurídicos relativos ao estatuto, como atas e assembleias. Cabe ressaltar o incansável controle fiscal de Carlos Jaime Loch na revisão e discussão dos relatórios financeiros e administrativos do Instituto Mutação, com ajuda da Vera de Oliveira e Jose Selim Nigri, os três membros do conselho fiscal, que sucederam Glorialuz Aulicino e Jair Moggi, os primeiros conselheiros.
Graças a essa distribuição de tarefas, este manual pôde ser escrito e suas considerações metodológicas e base conceitual, frutos da experiência dos oito programas realizados, puderam ser sistematizados e compilados.
Raquel Calcina ajudou no programa da Febem – SP, foi facilitadora de Paraisópolis 1 e 2 juntamente com a Rosa Prado; Jonny Naimann e Gisela Carrieri, em Paraisópolis 3.
Também temos de agradecer ao grupo de amigos e consultores que em 1999 ajudaram a trazer este projeto ao mundo, pelo desenvolvimento e implementação de módulos em Porto Alegre: Jose Selim Nigri e Silvio Urbano no Módulo 1; Regina Erismann no Módulo 2; Alexa Pratley no Módulo 3 e no processo seletivo dos jovens de Porto Alegre; Tiago Schmidt e Marcia no Módulo 4, Jose Selim Nigri e Silvio Urbano no Módulo 5; Filomena Silva e Myrthes Weber Lutke no Módulo 6; Jose Selim Nigri na preparação; Dick Schoenmaker e Tiago Schmidt no Módulo 7; Maria Angélica Carneiro no Módulo 8 e Vera Oliveira no Módulo 9. Aglaia Push na oficina de teatro e preparação para a formatura. Filomena Silva, a primeira facilitadora.
Ajudaram também na preparação e no desenvolvimento do primeiro programa, Rosa Angela Schoenmaker, Eduardo e Glorialuz Aulicino. Tito Lívio Soares e Carlos Alberto Soares nos deram todo apoio em Porto Alegre e Sandra Quinteiro pelo design do primeiro logo do Mutação.
Meus agradecimentos ao David Liknaitzky, que nos deu o programa livre de resistência e em absoluta confiança de que poderíamos fazer o melhor pelo programa no Brasil.
À Associação Beneficiente Tobias, que tem nos patrocinado acreditando no nosso trabalho. Ao Instituto Ecosocial, que patrocinou a Formação de Facilitadores. À Febem – Porto Alegre, e Febem – SP, Unidade de Semiliberdade. À Crescer Sempre em Paraisópolis e Pequeno Príncipe em Parelheiros, nossos parceiros na realização deste ideal. Nossos especiais agradecimentos ao Tiago Schmidt na incansável conquista de recursos e esforços de tornar o Mutação um projeto viável.
Enfim, agradecemos a todos os que dispuseram do seu tempo e coragem para ajudar a fazer diferença na vida de tantos jovens nestes cinco anos, e o aprendizado conquistado com tão árduo trabalho! Fica o desafio para que muito mais possa ser feito daqui para frente e para que mais e mais jovens possam ser beneficiados.

Maria Angélica Carneiro
SP/2005