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O Programa Muitação foi desenhado a partir da Antroposofia, do grego "conhecimento do ser humano", introduzida no início do século XX pelo austríaco Rudolf Steiner. É um método de conhecimento da natureza humana e do universo, que vai além e atinge praticamente todas as áreas da vida humana.
A Antroposofia compreende que o ser humano precisa conhecer a si mesmo para conhecer o Universo, pois somos todos parte e participantes desse mundo. Rudolf Steiner elaborou a “Teoria dos Setênios” a partir da observação dos ritmos da natureza. Segundo a teoria, a vida é dividida em fases de sete anos, onde podemos compreender com mais facilidade a condição cíclica da vida humana. Em cada uma das fases somamos mais conhecimentos para nossas vidas e buscamos novos desafio, O Programa Muitação acompanha o 3º setênio do desenvolvimento humano.

3º SETENIO – 14 AOS 21 ANOS

ADOLESCÊNCIA

A passagem do 2º para o 3º setênio representa uma grande crise. As modificações corporais da puberdade exigem uma constante adaptação, os membros alongados, crescidos e desajeitados precisam ser coordenados (atividades físicas ajudam bastante). A diferenciação sexual entre o homem e a mulher se torna agora evidente.

Dupla separação acontece:

-> separação do celeste, do divino, que remanesce como uma saudade indefinida, gerando uma constante busca do “Paraíso perdido”, mas que também resultará na busca de si mesmo, da união com o divino, do autodesenvolvimento.

-> separação sexual, em que homem e mulher, agora bem diferentes, não só fisicamente, mas também, animicamente.

É na adolescência que o jovem se torna responsável por seu destino, revolta-se contra os pais e quer fazer as coisas por si mesmo e tem de arcar com as consequências de seus atos. Segundo R Steiner é nesta fase que nasce o corpo astral ou corpo das emoções que fornece substrato para nossa alma, advém uma imagem do ideal humano ser alcançado e o jovem passa pelo processo de individuação. Nasce do corpo astral a nossa consciência, as emoções, os instintos, as paixões, desejos, cobiças, curiosidades, etc.

Existe uma tensão grande entre o ideal a ser alcançado e os instintos e desejos que cobram suas necessidades. O jovem está sempre em conflito: quer realizar a imagem ideal, mas é puxado pelas necessidades da vida real. A busca do ideal leva-o a projetar uma imagem do que gostaria de vir a ser; muitas vezes, faz imagens de pessoas que lhe parece ser aquele ideal, surgem os ídolos. Passa nesta fase facilmente de uma ideologia a outra, no fundo o que ele procura é a si mesmo. “Quem sou eu”, “de onde venho?”, “qual é a mina tarefa neste mundo”? – perguntas inconscientes, formuladas para os universos ideológicos, religioso, profissional e sexual. Não é fácil ao jovem encontrar-se. A distinção do que é realmente dele e o que é resultado da influência dos pais precisa ser feita.

Dentro deste 3º setênio há 3 fases distintas:

  • 14 – 16 anos: alterações corporais de crescimento exigem muita energia e paciência para sua adaptação e, nem sempre o desenvolvimento anímico consegue acompanhar o desenvolvimento físico;
  • 16 – 18a. 6meses: fase mais “religiosa”, o jovem procura religar-se a algo, sendo esta a busca do paraíso perdido;
  • 6meses– 21 anos: ele amadurece internamente para escolher a profissão.

Aos 18 anos e meio, o adolescente passa pelo nodo lunar, trata-se de uma situação da relação sol-lua semelhante ao nascimento, ou seja, está aberta uma conexão com o espiritual e ele pode vislumbrar sua missão terrena. Ocorre uma despedida do passado, da adolescência para entrar na vida adulta.

O sentimento do jovem é: “estou aqui, com toda a minha potencialidade, e quero mudar o mundo”. O ensimesmar-se traz a sensação de solidão e de não ser compreendido, ao mesmo tempo em que, quer estar com os outros e a forma de contato é dando flechadas, criticam tudo e todos. A vergonha é algo natural desta idade. É o momento em que o “eu, como personalidade, me torno mais visível para o mundo, e disso é que tenho vergonha”. A busca por um grupo onde o jovem é aceito ajuda a fortalecer o seu posicionamento no mundo. No 3º setênio o mundo é verdadeiro é esta busca que o jovem almeja. Ele precisa encontrar veracidade e autenticidade nos adultos que o cerca; um adulto que admite seus erros e fraquezas é mais aceito do que aquele que simula perfeição.

O princípio educativo neste setênio é a liberdade:

-> liberdade externa, vamos adquirindo com o amadurecimento e fazendo cada vez mais coisas no mundo exterior;

-> liberdade interna é algo mais sutil. É o respeito pela personalidade do outro, que ele tem uma individualidade diante de si, tal qual ele próprio. A liberdade abrange desde o espaço físico: seu quarto, sua cama, suas coisas, seus telefonemas, anotações, etc. até o espaço espiritual: sou apoiado em minhas intenções?

Extraido do livro "Tomar a Vida nas Próprias Mãos" de Gudrun Burkhard