Muitação “Construindo meu lugar no Mundo” é um programa de desenvolvimento que visa contribuir significativamente  na vida dos jovens por meio do resgate da autoestima e autoconfiança, para que possam fazer escolhas conscientes de si e do meio social.

Para o jovem possa atuar no mundo, é necessário conciliar “o que ele quer ser” com “o que ele pode fazer”. É com o conhecimento de si mesmo que o jovem pode fazer conscientemente suas escolhas, enfrentando as adversidades e dando sentido a sua busca com coragem e determinação.

Do ponto de vista social, o programa promove o empoderamento do jovem para o enfrentamento da vulnerabilidade social, amplia a  consciência do seu papel no mundo e da responsabilidade sobre suas escolhas.

Público Alvo: Jovens em plena fase da adolescência que buscam o autoconhecimento, que vivenciam altos e baixos emocionais, falta de motivação e de visão de futuro.
Faixa etária de 16 a 23 anos.

Escolaridade: Preferencialmente, jovens que estejam estudando ou já tenham concluído o 2º Grau.

As turmas  são formadas por  25 jovens e acompanhadas por 3 profissionais: dois facilitadores especializados (formados pelo Programa de Facilitadores do Muitação) e um assistente (em formação). Um dos princípios do Programa Muitação  é de formar facilitadores dentro da própria comunidade para replicar o programa na comunidade. Visualizamos que no futuro, o jovem que já passou pelo Programa  Muitação possa ser um facilitador local para multiplicar o programa, desenvolver ações com a turma  e promover a transformação social com benefícios reais à comunidade.

O Programa Muitação  está estruturado em 5 módulos, sendo que cada módulo ocorre em 1 dia período integral (8 horas), durante 5 dias.  Os jovens  realizam tarefas intermódulos e uma  pesquisa na comunidade com objetivo identificar as oportunidades para o desenvolvimento individual e coletivo. O total do programa é de 40 horas. Para finalizar, o jovem faz um projeto aplicativo em prol de si mesmo e da sua comunidade e tem o acompanhamento de um mentor para a realização e sustentação de seu projeto.

 

Os Módulos e os Objetivos:

    • Módulo 1 – Iniciando a Jornada - Possibilitar a troca e a ajuda mútua para o aprendizado individual e do coletivo.
    • Módulo 2 – Dores e Amores das Emoções - Facilitar o processo de compreensão da força das emoções, explorar o entendimento dos relacionamentos e a consciência do papel do Eu nas escolhas na vida.
    • Módulo 3 – Eu, Nós e o Mundo - Despertar as qualidades de admiração, compaixão e consciência moral, exercitar uma leitura das necessidades sociais, apropriar-se de um método de planejamento e tomada de decisão.
    • Módulo 4 – Preparando-me para o Futuro - Familiarizar-se com o empreendedorismo como uma atitude mental e exercitar o seu papel de agente na sua vida; transmitir suas habilidades e qualidades em uma linguagem profissional.
    • Módulo 5 – Um Novo Caminhar: Construindo meu lugar no mundo - Reconhecer suas qualidades, seus valores e ousar colocar-se no mundo; reforçar autoestima e autoconfiança e traçar metas e ações

Metodologia

Para alcançar os resultados esperados, um tripé de valores permeia todo o conteúdo a ser trabalhado. Esses valores estão presentes nas relações entre os jovens/facilitadores durante todo o programa. São eles: admiração pelo mundo, abertura para novos aprendizados e inspirações; compaixão, cuidado e apoio consigo mesmo e com o outro; consciência moral, responsabilidade moral por todas as suas ações.

As qualidades – admiração, compaixão e consciência moral  propiciam uma força interna que pode guiar os jovens ao longo da vida.

O estilo de aprendizagem do programa é, portanto, o caminho da descoberta pela experiência, permitindo aos participantes ter uma gama de vivências e aprender com elas. Desse modo, o programa é altamente participativo e interativo, desafiando as pessoas a se responsabilizar por seu próprio aprendizado e crescimento. Outro enfoque de suporte ao programa é a investigação apreciativa: aprender a ver todas as coisas com um olho apreciativo e estruturar a indagação de uma pessoa de modo positivo.

Assim, o Programa Muitação é participativo e interativo, desafiando os participantes a se responsabilizarem por seu próprio aprendizado e crescimento. Todo processo é baseado na investigação apreciativa: aprender a ver todas as coisas com um olhar apreciativo e estruturar perguntas de um modo positivo buscando um diálogo propositivo.

O programa Muitação enfatiza o “aprender fazendo” e tem sua inspiração na Antroposofia e seus arquétipos, cujo o foco é desenvolver indivíduos livres, integrados, socialmente competentes e moralmente responsáveis; e na Teoria U por facilitar o processo de mudanças dos indivíduos por meio da aprendizagem e inovação.

A assimilação dos conteúdos é trabalhada em três níveis: compreensão, vivência e prática, por meio de movimentos, palestras, atividades artísticas e cênicas com trabalhos de grupos e plenárias

Para sua atuação no mundo, o jovem necessita ajustar “o que ele quer ser” com “o que ele pode fazer” e o autoconhecimento possibilita que faça as escolhas de forma consciente a partir de suas habilidades e talentos, suas forças para lidar com as adversidades com coragem e determinação.

Medição de Impactos:

Muitas vezes são notórias as mudanças de comportamentos do jovem, outras vezes, as mudanças são mais sutis. Para mensurar o impacto social do programa, partimos dos objetivos a serem alcançados: desenvolver a autoconsciência e desenvolver as habilidades sócio emocionais, a partir de conteúdos e vivências junto aos jovens visando ampliar o repertório de cidadania e protagonismo para a construção do seu lugar no mundo.

Nesse sentido, utilizamos os seguintes instrumentos de mensuração de impactos:

  • Qualitativos: questionário de autoavaliação desenvolvido especificamente para mensurar mudanças, aplicado no pré e pós-programa – percepção de como o participante chega ao programa e como sai, o que lhe despertou durante sua jornada. Considera o processo, expressões indicativas de autoconsciência, a percepção de suas qualidades, habilidades, comportamentos e sentimentos. Investigamos, também, o entendimento de seu objetivo profissional e de aspectos de empreendedorismo.
  • Ainda qualitativos: depoimentos de familiares e de educadores de referência e proximidade com os participantes.
  • Quantitativos: número de jovens inscritos/jovens formados; número de instituições atendidas; número de instituições parceiras; estados, municípios, localidades de realização de turmas; número de profissionais na equipe; número de jovens que seguem em estágios na equipe; frequência do jovem durante os módulos e pontualidade.